Lipoenxertia

Lipoenxertia

Você sabia que é possível aproveitar a sua própria gordura e recolocá-la em outra zona corporal caso a queira mais preenchida?

A lipoenxertia é uma técnica da cirurgia plástica que utiliza a gordura do próprio paciente para definir, preencher ou dar volume a algumas partes do corpo como bumbum, seios, lábios, ao redor dos olhos, queixo, entre outras.

Para realizar esta técnica, é necessário retirar gordura de outras regiões do corpo nas quais ela se encontra em excesso, como barriga, costas ou coxas, por exemplo. Para isso, é realizada uma lipoaspiração que remove a gordura localizada de locais indesejados e ajuda a esculpir, afinar e definir a região onde ocorre este procedimento.

Após o processo de lipoaspiração, a gordura retirada é tratada e, após o tratamento, é enxertada no corpo do paciente, nas regiões onde queira conferir mais volumes.

Locais mais comuns beneficiados pela Lipoenxertia:

Nos glúteos, a lipoenxertia é indicada para aumento de tamanho e pode também corrigir assimetrias e diferenças nos tamanhos. Caso o paciente deseje, há a possibilidade do procedimento se estender até as coxas e pernas para uma maior definição e volume.

Já na face, a lipoenxertia é utilizada para atenuar rugas ou linhas de expressão como, por exemplo, o famoso “bigode chinês”. Além disso, o procedimento no rosto também é usado para restaurar o volume facial, o contorno mandibular e para harmonização facial.

Nos seios, o enxerto da própria gordura pode ser feito para suavizar o aspecto de prótese de silicone, causando um efeito mais natural, ou dar volume aos seios nos casos em que a paciente não desejar colocar uma prótese. Além disso, a lipoenxertia também pode corrigir pequenos defeitos e assimetrias nos seios, sendo muito utilizada também após a mastectomia.

Vale lembrar que essa cirurgia pode ser feita em qualquer região do corpo, incluindo os lábios vaginais, podendo aumentar ou definir os grandes lábios. No entanto, antes de se submeter a esse procedimento, é necessário consultar e conversar muito com o médico, fazer todos os exames e avaliar a abordagem mais indicada para o seu corpo, considerando suas vontades e expectativas.

Como é o pós-operatório?

O repouso no primeiro mês é essencial para que a recuperação seja favorável, uma vez que se deve ter o cuidado de que a gordura enxertada não seja absorvida pelo organismo. Siga sempre a orientação médica.

Como é a preparação para as cirurgias?

O primeiro passo é escolher um cirurgião que transmita segurança, conversar bastante sobre suas insatisfações e expectativas de resultados. A consulta é o melhor momento para isso!
Geralmente antes da cirurgia o paciente precisa passar por vários exames laboratoriais, como hemograma completo, eletrocardiograma, radiografia de tórax e outros que o cirurgião achar necessário.
Também deverá ser feita a consulta com o anestesiologista, que vai examinar o paciente, verificar os resultados dos exames solicitados pelo cirurgião, se julgar necessário ele solicitará mais exames complementares e juntamente com o paciente irão conversar sobre os tipos de anestesias e indicar o melhor método para a cirurgia.
Para pacientes que fazem uso de remédios controlados, pode ser necessário suspender o uso de alguns medicamentos, conforme orientação médica.
Você deverá estar sempre atento a todas as recomendações médicas!