Ninfoplastia

Ninfoplastia
A Ninfoplastia, também conhecida como cirurgia íntima, é a cirurgia plástica de redução dos pequenos lábios vaginais mediante a retirada do excesso de mucosa do local e devolução do aspecto natural da genitália feminina.
Durante a puberdade, as mulheres podem ter um desenvolvimento anormal dos pequenos lábios vaginais, os quais se tornam maiores que os grandes lábios.
Além do desconforto estético pelo tamanho excessivo, o problema pode causar danos de ordem funcional, dificultando a higiene, a ventilação do local e trazer incômodo durante as relações sexuais.
Como é feita a cirurgia?
A Ninfoplastia será feita com anestesia local ou raquianestesia, com ou sem sedação, e durará de 40 minutos a uma hora. Durante o procedimento, o médico cortará os pequenos lábios e costurará suas bordas de forma que não se veja cicatriz.
A sutura será feita com fios absorvíveis, não havendo por isso a necessidade de voltar ao hospital para retirar os pontos. Em certos casos, entretanto, o médico poderá optar por pontos comuns, que deverão ser retirados após 8 dias.
Geralmente, a mulher receberá alta no mesmo dia do procedimento e poderá retornar ao trabalho e às atividades diárias depois de 7 a 10 dias. No entanto, deverá esperar cerca de 40-45 dias para ter relações sexuais e fazer exercício físico.
Como é a preparação para as cirurgias?
O primeiro passo é escolher um cirurgião que transmita segurança, conversar bastante sobre suas insatisfações e expectativas de resultados. A consulta é o melhor momento para isso!
Geralmente antes da cirurgia o paciente precisa passar por vários exames laboratoriais, como hemograma completo, eletrocardiograma, radiografia de tórax e outros que o cirurgião achar necessário.
Também deverá ser feita a consulta com o anestesiologista, que vai examinar o paciente, verificar os resultados dos exames solicitados pelo cirurgião, se julgar necessário ele solicitará mais exames complementares e juntamente com o paciente irão conversar sobre os tipos de anestesias e indicar o melhor método para a cirurgia.
Para pacientes que fazem uso de remédios controlados, pode ser necessário suspender o uso de alguns medicamentos, conforme orientação médica.
Você deverá estar sempre atento a todas as recomendações médicas!