Otoplastica Reconstrutora

Otoplastica Reconstrutora
A Otoplastia, também conhecida como cirurgia da orelha, pode melhorar a forma, a posição ou as proporções das orelhas.
Ao corrigir um defeito na estrutura das orelhas, presente desde o nascimento e mais aparente com o desenvolvimento, criando uma forma natural, dando equilíbrio e proporção às orelhas e à face.
A Otoplastia trata especificamente:
- orelha em abano, que ocorre em um ou ambos os lados em diferentes graus;
- insatisfação do adulto com a cirurgia prévia da orelha;
- orelhas muito grandes – uma condição rara chamada macrotia;
- correção de lóbulo.
A Otoplastia pode ser feita também em crianças. A indicação é que seja feita a partir de 7 ou 8 anos de idade, quando a cartilagem da orelha já é estável o suficiente para a correção.
Como é a preparação para as cirurgias?
O primeiro passo é escolher um cirurgião que transmita segurança, conversar bastante sobre suas insatisfações e expectativas de resultados. A consulta é o melhor momento para isso!
Geralmente antes da cirurgia o paciente precisa passar por vários exames laboratoriais, como hemograma completo, eletrocardiograma, radiografia de tórax e outros que o cirurgião achar necessário.
Também deverá ser feita a consulta com o anestesiologista, que vai examinar o paciente, verificar os resultados dos exames solicitados pelo cirurgião, se julgar necessário ele solicitará mais exames complementares e juntamente com o paciente irão conversar sobre os tipos de anestesias e indicar o melhor método para a cirurgia.
Para pacientes que fazem uso de remédios controlados, pode ser necessário suspender o uso de alguns medicamentos, conforme orientação médica.
Você deverá estar sempre atento a todas as recomendações médicas!